"ESTRANHA FORMA DE ESCRITA"
O jornal "24 Horas" levantou a lebre de o celebrado escritor e jornalista Miguel Sousa Tavares, afinal, não passar de um plagiador barato, uma espécie de Clara Pinto Correia de braguilha e voz de bagaço. Mas foi o blog FREEDOMTOCOPY que fez o trabalho de pesquisa
Podem conferir aqui
e.g.,
«Equador», de Miguel Sousa Tavares:
"Luís Bernardo Valença, instalado confortavelmente num assento de uma carruagem de 1ª Classe, recosta-se e observa a paisagem alentejana ao mesmo tempo que vai rememorando as circunstâncias desta sua inesperada viagem. Estava em Lisboa e foi chamado a Vila Viçosa, ao palácio real, onde será convidado a assumir uma função absolutamente inesperada: a de Governador de S. Tomé".
«Freedom at Midnight», de Dominique Lapierre e Larry Collins:
"Louis Francis Mountbatten, instalado confortavelmente no assento de um automóvel, recosta-se e observa a paisagem londrina ao mesmo tempo que vai rememorando as circunstâncias desta sua inesperada viagem. Estava em Zurique e foi chamado a Downing Street, residência do Primeiro-Ministro, onde será convidado a assumir uma função absolutamente inesperada: a de último Vice-Rei da Índia".
....
"finalmente, Sua Exaltada Excelência haveria de morrer, prostrado à mais incurável das doenças: o tédio."(MST in "Equador")
«His was a malady that plagued not a few of is surfeited fellow rulers. It was boredom. He died of it...».(Lapierre e Collins in Freedom at Midnight")
Ver mais ...
Caros camaradas:
A direcção do Comité Central do SinEPSIA (Sindicato dos Escritores Portugueses Sem Inspiração Artística) vem por meio convocar todos os seus associados - que são mais que os simpatizantes do Benfica! - para uma manif de apoio ao nosso companheiro molin. Não faltem à chamada neste hora de luta contra ainda não sabemos bem o quê. Mas como sabem, o papel dos sindicatos é esse mesmo: manifestar independentemente dos motivos.
Contamos com a presença do nosso mais recente associado, Miguel Sousa Tavares, que aderiu à nossa organização depois de conhecida a sua fonte de inspiração para algumas personagens do seu best-seller "Equador". ESTAMOS CONTIGO TAVARES. AGORA É QUE TENS DE SER RIJO!
SECRETÁRIO-GERAL
Posted by Anónimo | outubro 27, 2006 2:02 da manhã
http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=647227:
"Literatura
Miguel Sousa Tavares vence prémio em Itália
A conquista deveu-se ao livro «Equador» e foi anunciada pela editora «Cavallo di Ferro»".
Posted by Titas | outubro 27, 2006 2:04 da manhã
E para quem, tentando a defesa, recorre à bibliografia referida no "Equador", cito
WALTER LÚCIO DE ALENCAR PRAXEDES
"Para expiação do pecado capital do mundo do conhecimento que é o plágio, um primeiro passo pode ser a simples confissão. Nos livramos da culpa do plágio citando a fonte de uma informação ou argumento".
e, a terminar, diz o acima referido Doutor em Educação pela USP e professor de sociologia na Universidade Estadual de Maringá e Faculdades Nobel:
"Ao autor considerado pelos pares como sério, consistente e inovador pode ser relevada uma falta até grave em sua vida privada. Dificilmente, porém, lhe será concedido o perdão por um plágio comprovado e às vezes apenas presumido".
Para mim, é perfeitamente irrelevante o facto de a denúncia ser feita num blog anónimo: Os factos falam por si.
O "Equador" teve em mim o efeito de me tornar simpático quem me tinha sido sempre antipático.
Agora, parece comprovar-se a teoria da justeza da primeira impressão: MST não só é antipático, como desonesto; e malcriado (mas quanto a isso já havia concordância)
Posted by Afrodite | outubro 27, 2006 2:49 da manhã
Minha cara, efectivamente os factos falam por si. Na dúvida mandei vir o livro plagiado em inglês..
Posted by A. Pinto Correia | outubro 27, 2006 10:57 da manhã
E que melhor foto poderias ter colocado para dar cor post lol.
Será que realmente já está tudo inventado?!...
Bj
Posted by Guilherme | outubro 27, 2006 12:42 da tarde
Que credibilidade merece o "24 horas"?
Não defendo MST (não confundir com Metro Sul do Tejo). Nem gosto dele. Mas daí até se emitir um som acusador sem provas à vista...
Posted by António | outubro 27, 2006 5:36 da tarde
pois... pois!
Em artigo de fundo, o Director do "Público" anda a bramar contra os blogs. E a desculpar o indisculpável...
Beijos
Posted by Manuel Veiga | outubro 27, 2006 6:00 da tarde
A blogosfera é um mundo que partilhamos com objectivos marcados e sólidos, e que nos entra pela casa dentro.Neste blogue entro para a sala como convidado bem recebido e assisto, satisfeito e prazenteiro ao quanto de bom e belo se faz, sobretudo aqui, onde tudo é agradável. Ao despedi-me satisfeito desejo bom fim-de-semana. E Sousa Tavares não fez plágio, escreveu igual em tom azul, somente.
Posted by Anónimo | outubro 27, 2006 8:10 da tarde
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Posted by Menina Marota | outubro 28, 2006 12:08 da manhã
Vamos pedir o reembolso do dinheiro gasto na compra do livro?
Ou pedir uma indemnização?
O problema de muitos escritores é que antes ninguém lhes descobria a careca, mas agora... isto pia fininho!
É que eles podem "comprar" com a influência alguns, mas não "compram" todos, especialmente os bloguistas... eheh
Vinha deixar-te um beijo e desejar-te bom fim de semana ;)
Posted by Menina Marota | outubro 28, 2006 12:09 da manhã
Olá Titas
Em primeiro lugar quero agradecer-te o conselho (e não só) que me enviaste por mail. Vou tratar do assunto esta semana e depois informo-te como correram as coisas (sim, porque há coisas e coisas...e mais outras coisas que se metem...ou aparecem...quando menos se espera) :)
Bem, mas vamos ao que interessa, ou seja, PLÁGIO... Santo Plágio ou S. Plágio que, pelos vistos, é o santo que está na moda em tanto lado...quer nos braços da prosa quer nos da poesia e onde nunca pensaríamos encontrar.
Receio que tudo valha e que o "menos tirar olhos" tão protegido noutros tempos já tenha passado ao esquecimento.
Já me tinham mandado esta notícia lamentável sobre este livro do MST
e na mesma altura recebi também a seguinte constante do link abaixo:
http://combustoes.blogspot.com/2005/10/rodrigues-dos-santos-e-mascarenhas.html
Quem escreve e se atreve a lançar na praça um livro (seja em prosa ou poesia) tem obrigação de se lembrar que o S. Plágio é facilmente detectável pela net. Já não somos um país de "chicos espertos" e se assim pensam... lamento! Mas cá estamos nós, os "pequenos bloguistas" para lhes retirar as máscaras.
Parabéns, Titas, pelo artigo e uma boa semana com muito sol no teu caminho.
Bjinhos grandes
Posted by Amita | outubro 29, 2006 11:01 da tarde
Parabéns pelo artigo.
Quanto ao escatológico congénito, do qual nunca comprei um livro nem dele nada li em obra literária, a arrogância da resposta e o escarro das palavras permitem aferir da ausência total de classe.
Agora desculpem lá, compraram-lhe o livro? – Que me perdoem os incautos, mas depois de ler a obra da mãe jamais seria capaz de ler algo que o filho escrevesse, quanto mais não fosse por uma artigo que escreveu há uns anitos, em que afirmava ser a sua cultura fruto da quase desatenção da mãe e da ausência do pai. Foi portanto um self-educated made man. Na peida!
Posted by Manel do Montado | outubro 30, 2006 3:18 da tarde
eu acho que ele nem se deu ao trabalho de traduzir do francês(o livro já vendeu 35 milhoes 2º
a ed.pocket) ou do inglês porque descobri que hà edição traduzida para português (do brasil) chama-se ''esta noite a liberdade'' editora difel.
ele não plagiou meninos, ele copiou.
não percebo como na sic aparece o Moita Flores a dizer,que difamam a honra de qualquer cidadão,
ninguém lhes diz que não é difamação é informação ?
a proposito de Dominique Lapierre,Larry Collins faleceu em 2005.
todos os direitos de autor vão para a ''city of joy''criada á 20 anos,que acolhe crianças de Calcutá.Talvez o MST tenha de lhes pagar alguma indeminização,e o dinheiro vai para uma boa causa..........
Posted by Anónimo | maio 30, 2008 8:48 da tarde