« Home | Para as elei@oes europeias, se eu estivesse em Por... » | A arte de bem escrever » | Chegou o homem neossexual » | Pasme-se… » | » | » | Até lá para fins de Julho » | «As Portas que Abril Abriu« » | Um dos melhores vídeos de sempre » | TMara* , minha irmã d'alma e bem querer, » 

17 junho 2009 

titas, a aculturada

"Era uma vez uma guardadora de gansos, que nao a dos irmaos Grimm. Toda a sua vida guardara gansos.
Um dia foi à cidade, por la ficou um mes. De regresso, passeando com amigas, ve ao longe um rebanho de gansos e pergunta: Que bichinhos sao aqueles?"

Isto, para dizer que me sinto linguisticamente aculturada, depois de 2 meses em Ialia. Em minha defesa, devo acrescentar que falam comigo, em casa e ha 14 anos, apenas em italiano. Eu respondo em portugues, introduzindo, quà e là, algumas palavras em italiano.

Decidi agora frequentar um curso de italiano, sobretudo porque è uma das muitas actividades que o camping Marina de Venezia oferece. Mas, aqui, a coisa complica-se ainda mais, pois o curso è dado em alemao. Para alem disso, como vejo televisao e leio revistas e jornais italianos , o meu parlare torna-se ainda mais confuso, pois os italianos, certamente para compensar a sua total inaptidao para qualquer lingua que nao seja a sua, introduzem cada vez mais palavras estrangeiras.

Um exemplo: "A contenda entre o premier Berlusconi e a first lady Veronica nao passou de um flop, only (eles dizem òli) alimentado pelos gossip dos media e uma infrutifera escalation da esquerda".
A liaison do cavalière Berlusconi nao è clara, mas, para os italianos tal representa menos que uma nomination do Grande Fratello, stop e smile (eles dizem ztop e zmàilè).

E por hoje, amici carissimi, è tutto. Auf wierdersehen, à bientot e kisses, che me ne vado.

tu é k és a aculturada?
Essa "nova língua italiana" é delirante ;))
Bjocas menina e coisas boas
Luz e paz em teu caminhar

intõ vai lá aprender a parlare....
boas aulas!

até ....
bjs

esse italiano e um maximo...........beijinhos,ate breve amiga

por falares em aculturação: tive de me habituar ao "meio crioulo meio português".

enfim...

integra-te a 100%.

bjs

Há uns anos disse a um amigo italiano que o latim se tornara língua morta precisamente pela incapacidade dos Romanos de falarem outras línguas.
Conheci alguns no meio militar e as comunicações ao rádio em inglês eram, por vezes, hilariantes.
Bj e boas férias

TMara

coisas boas para ti tambem. Vou tentar ir a uma das tuas casas


Bonnie

Tambem vou ver o teu blog. Paninhos quentes, canja e cultura e erudi@ao fazem sempre bem

Zabelinha

Vou dar-te uma beijoca por mail


Manel

Tenho saudades das tuas fabukosas aventuras e da maneira divinal como as descreves.

Amiga! É para te deixar uma palavra de amizade.

Bjnhs

ZezinhoMota

Enviar um comentário