« Home | titas, a aculturada » | Para as elei@oes europeias, se eu estivesse em Por... » | A arte de bem escrever » | Chegou o homem neossexual » | Pasme-se… » | » | » | Até lá para fins de Julho » | «As Portas que Abril Abriu« » | Um dos melhores vídeos de sempre » 

20 junho 2009 

Faciamo le corna afinchè la crisi se ne vada presto

Da meia dùzia das linguas que conhe@o, o italiano è a que mais me fascina (obviamente tanto quanto o homem italiano).

Le corna (os cornos), por exemplo. Enquanto que a palavra "cornuto" è ofensiva, sendo utilizada para um furioso insulto, a expressao "le corna" jà nao o è; pelo contrario, enfaticamente acompanhada pelo gesto respectivo, è tao sagrada quanto o sinal da cruz ou um "Deus me valha" ou "Queira Deus". Exemplifico. Um "nao me tem doido as costas" ou a visao de um carro funerario sao acompanhados dum tao sonoro quanto gestual corna, enquanto que uma infrac@ao ao codigo da estrada è premiada pela vitima com um raivoso e bem salibado cor-nu-tòòòòò.

Quem nao se lembra do famoso gesto de Berlusconi no retrato de familia duma reuniao europeia? Como o seu ar era sorridente, presume-se que fizesse le corna, provavelmente porque o vizinho lhe dissera: "nas proximas elei@oes ganharà a esquerda.

Dou ainda um outro exemplo: em pleno periodo de polimento de cromados, verificava que o meu italiano apertava, de vez em quando as palle (ou seja, os "tomates"). Enchi-me de coragem e sugeri que evitasse tao deselegante gesto. "Mai!!!!! Tocare le palle significa allontanaqre la sfiga". Mesmo assim, vencida mas nao convencida com este horrorizado "Nunca!!!!!", decidi tirar a coisa a limpo, logo na primeira vez que vim a Italia. "'E verdade que voces agarram os tomates para afugentar o azar?" So de ouvir a palavra azar, todos os homens presentes, incluindo o meu, se agarraram aos seus. Joguei a minha ultima cartada:"E entao nos, mulheres, como fazemos?" "Bem se ve que es estrangeira e ainda nao conheces bem a gentileza dos italianos, pois, junto a uma senhora, ha sempre um homem com eles àa disposi@ao".

hábitos e costumes....
Ainda me rio. E diz: tens utilizado essa tão generosa oferta?
LOl
Bjocas
Luz e paz em teu caminhar

bem visto!

:)

Estás em plena forma~! Que essa tua passagem pela Italia sejam motivos para que te sintas feliz.

Bjnhs do ZezinhoMota

Não tens emenda possível.
Continuas na mesma...
E em Veneza, presumo.
Tem umas boas férias.
Beijo.

...quase a voltar?

saudades.

dida.

Agora percebi o gesto do ex-ministro Pinho quanndo colocou cornos na sua propria cabeça, isto é na corna... ou será na córnia?
Bjinho

Enviar um comentário